3 lições transformadoras que a pandemia ensinou aos empreendedores
Em março de 2020 conhecemos os reais efeitos da pandemia do coronavírus, não só no aspecto da saúde pública, mas também dos negócios. Com empresas fechadas e os comércios sem abrirem suas portas, a palavra do momento foi a inovação para tentar sobreviver às terríveis medidas de contingência que a situação exigiu de todos.
Hoje, quase completos 2 anos de toda a situação, muitas lições foram aprendidas por todos os setores que precisaram fazer modificações naquele momento. E as inovações vieram para ficar e mudar muitos comportamentos que antes eram usados como padrões para o funcionamento das empresas. Muitas dessas mudanças geraram mais lucro e benefício às empresas, mesmo tendo que ser aprendidas a duras penas.
Assim, destacamos cinco pontos que a pandemia e seus efeitos nos ensinaram e como que podemos aprender mais para investir em nossas empresas.
O DISTANCIAMENTO E HOME OFFICE
Por mais que seja uma prática criticada por muitas empresas antes da sua real necessidade, o modelo home office precisou ser implementado mesmo com muitos não estando de acordo. O que podemos observar de positivo no novo modo de trabalho é o aumento da produtividade. Não é algo que deve ser levado em consideração em todos os casos, mas muitas empresas adotaram métodos de acompanhamento de trabalho, com metas e prazos que agilizaram o modo como o trabalho era desenvolvido, tomando outra perspectiva além do escritório.
Além disso, os custos para manter um escritório funcionando foram eliminados, tendo a possibilidade de expansão das empresas com a contratação de novos funcionários, a criação de novos setores e tudo isso contribuiu para o crescimento.
Esse é um ponto que foi analisado como sucesso e algumas empresas já surgiram neste modelo, outras nem planejam voltar para o modo presencial, adotando o home office como oficial.
E-COMMERCE E VENDAS ONLINE
Para o comércio, a grande transformação foi a perspectiva de vender online e ter um maior alcance de clientes. Essa já era uma realidade de muitas empresas, mas com a adequação de outras quando se fez necessário, o modo de vendas se fortaleceu e desenvolveu.
Quando se fez necessário o fechamento do comércio, formas de vendas precisaram ser desenvolvidas para manter a saúde financeira dos negócios. Algumas empresas desenvolveram e-commerce e outras passaram a atuar nas redes sociais, como Instagram e WhatsApp, para vender seus produtos e conquistar mais clientes. Este modelo era a única saída para quem queria vender e comprar, tornando-se parte da rotina de quem ainda não tinha o costume de fazer compras online.
Vendas online contribuem para um custo de funcionamento menor e, por isso, muitas empresas optaram por atuar de forma online. Por outro lado, criou-se uma oportunidade para os negócios surgirem no digital e com um custo operacional bem reduzido, sendo uma solução para a falta de emprego no mercado.
Nesta perspectiva, a mudança trouxe grandes benefícios e a lição que fica é que está sendo possível ter uma estrutura robusta de forma online, com um menor custo operacional.
ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA
Passar por uma crise requer uma estrutura e foi o que faltou em muitos negócios quando a pandemia começou. No início, não foi possível ter uma real dimensão de como os acontecimentos iriam se desenrolar, então muitas empresas deixaram de existir por não conseguir dar conta dos compromissos recorrentes.
O que a pandemia ensinou sobre essa questão é a necessidade de ter planejamento financeiro, um bom fluxo de caixa e, imprescindivelmente, uma reserva financeira, de no mínimo 6 meses de todos os custos operacionais e essenciais para o funcionamento.
Essa não é uma novidade para quem faz gestão financeira, porém tornou-se mais evidente e de conhecimento de todos, principalmente dos pequenos negócios.
A reserva financeira permite pagar as contas essenciais até que seja possível retornar aos lucros, deixando uma estrutura sólida em caso de qualquer crise.
Conte para nós: qual foi o maior desafio da sua empresa durante pandemia do coronavírus e como você superou?
Somos uma empresa de soluções empresarias e trabalhamos para fazer o seu negócio crescer ainda mais.
Clique aqui e conheça os nossos serviços.