Behavioral Targeting: Entregue ao seu público o que ele quer
Na era das informações, os consumidores têm se tornado cada vez mais conscientes daquilo que desejam. Com os constantes avanços da tecnologia e da internet, qualquer um pode se instruir a respeito de qualquer assunto. Por isso, hoje em dia, é difícil vermos pessoas que chegam até uma loja sem, ao menos, terem uma noção pré-estabelecida do que querem comprar.
Assim, ao contrário do que fora praticado por muito tempo, se tornou função das empresas entender o que os clientes querem. E, dentro desse conceito, surgiu o Behavioral Targeting!
O que é o Behavioral Targeting?
Antigamente, quando “tudo ainda era mato”, as pessoas eram bombardeadas, constantemente, por anúncios dos mais variados produtos ou serviços, dos quais muitos nem eram de seus interesses. Mas agora, depois de muita tentativa e erro, as empresas (finalmente) entenderam que uma comunicação qualitativa vale mais que uma quantitativa.
Pensando nisso, o Behavioral Targeting, como o nome já indica, segmenta o público através do seu comportamento. Através dele, suas chances de levar o produto certo ao consumidor certo são muito maiores, aumentando, assim, os índices de venda de sua empresa e aproximando cada vez mais possíveis clientes/compradores de sua marca.
Como funciona?
Uma das aplicações mais comuns do Behavioral Targeting é o das lojas de e-commerce. Imagine que, por exemplo, você entra em uma loja de artigos esportivos e ver algumas opções de tênis de corrida, mas, por motivos de preço, cor ou frete, não chegou a efetuar a compra de nenhum.
Depois, ao continuar navegando na internet, você acessa outras páginas, que não necessariamente possuem relação com artigos esportivos, e percebe que, repentinamente, começam a aparecer diversos banners de tênis de corrida com promoções ou ofertas que vão de encontro com necessidades do seu perfil de compra.
Esse tipo de segmentação personalizada, que, querendo você ou não, faz om que suas chances de voltar ao site e comprar um tênis aumentarem, é o que chamamos Behavorial Targeting.
Como Aplicar o Behavioral Targeting
Usada quase em sua totalidade através de meios online, a forma mais eficiente de aplicar essa ação é através de anúncios.
Os mecanismos de busca (Google, Bing…) e as redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok…) registram, de maneira consentida, as pesquisas e os interesses dos usuários, gerando um rico banco de dados. Isso, por sua vez, permite que empresas utilizem essas informações para criar comunicações segmentadas dentro de suas plataformas digitais (Facebook Ads, Google Ads…).
As vantagens
Além dos benefícios relacionados ao aumento das vendas assertivas, o Behavioral Targeting é capaz de oferecer uma série de outras vantagens para um negócio.
- Processo de compras mais eficiente
Essa estratégia de marketing segmentado torna o processo de compras do consumidor ainda mais prático e eficiente. Basta que o usuário clique no anúncio para ser automaticamente redirecionado para o site ou e-commerce. Dali em diante, é muito fácil adicionar o produto no carrinho e fazer o checkout.
- Retorno sobre o investimento (ROI)
Pelo fato de funcionar através de campanhas engajadas com os interesses de seus clientes, suas comunicações e campanhas tendem a se tornarem mais assertivas, o que melhora os índices de ROI (Return Over Investiment, em inglês) e evita o desperdício de recursos.
- Usuários mais engajados
O behavioral targeting funciona através do rastreamento. Por meio disso, as empresas conseguem saber quem são aqueles usuários que mais se engajaram com determinados conteúdos e anúncios. A partir daí, basta direcionar a comunicação a pessoas que têm maiores chances de engajar com sua marca, seja clicando no anúncio ou lendo informações dentro site (gerando, ainda, mais tráfego para você).
- Aumento na taxa de cliques
Com o Behavioral Targeting, é natural que seu CTR só aumente, afinal, quanto mais personalizado for um anúncio, mais ele estará alinhado com os interesses de um cliente. Portanto, as pessoas atingidas estarão mais propensas a clicar nele para buscar mais informações sobre a marca, produto ou serviço.
- Alertas e notificações de compra
Com behavioral targeting, o consumidor poderá receber lembretes ou notificações personalizadas sobre algum produto de seu interesse. Esse tipo de estratégia também costuma ser chamada de remarketing, uma técnica que visa anunciar mais de uma vez para um usuário que já demonstrou interesse por um produto ou serviço.
E é claro que essas são apenas algumas das inúmeras vantagens que uma comunicação assertiva e bem posicionada pode te trazer! Agora, tudo o que resta, é você passar a aplicar essas boas práticas de Behavioral Targeting em seu negócio e vê-lo decolar.