Descubra a porcentagem de retorno dos seus investimentos com o ROI
Ao conduzir um negócio, é importantíssimo entender quanto lucro cada investimento gera. Assim, é possível analisar quais deles são mais vantajosos para o seu negócio e, dessa forma, saber onde “apostar suas fichas”.
E foi exatamente para este propósito que nasceu o ROI (do inglês, Return on Investment), uma métrica que indica o retorno obtido com um determinado investimento.
O que é o ROI?
Podendo ser positivo ou negativo, o Retorno Sobre Investimento é uma ferramenta que indica, com exatidão (ou, pelo menos, o mais próximo possível dela) quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento realizado.
Isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como a aquisição de ferramentas de gestão, a execução de campanhas de marketing, o desenvolvimento de novas estratégias de retenção de clientes, a aplicação de treinamentos de vendas, etc. Dessa forma, se torna possível identificar não apenas os investimentos que valem a pena, como também otimizar aqueles que já estão dando certo, a fim de que tenham uma performance ainda melhor.
Como calcular o ROI?
Para calculá-lo, você precisa aplicar uma fórmula matemática simples, que considera o valor investido na ação (ou seja, o seu custo) e a receita com ela obtida (o retorno financeiro). O valor obtido deste cálculo será o seu percentual de ROI.
Abaixo, mostramos como é a equação utilizada:
ROI = (Receita-Custo/Custo) x 100
Suponhamos, por exemplo, que um determinado investimento de R$ 20,00 gerou uma receita de R$ 80,00. Aplicando a fórmula mostrada acima, o percentual de ROI desta ação é de 300%, uma vez que (80-20/20) x 100 = 300.
Sua importância para o sucesso da empresa
Quando aplicado dentro de um planejamento de longo prazo, o ROI se torna um meio para atingir um fim. Embora seu objetivo seja de, “simplesmente”, indicar quais investimentos valem ou não a pena para o negócio, em uma visão mais ampla ele permite:
- Acompanhar a evolução da empresa
O ROI é capaz de ampliar o entendimento dos sócios sobre o crescimento da empresa. Se o seu cálculo tomar como base a variação geral da empresa entre investimento e retorno, o entendimento de quanto lucro o negócio gera se torna maior.
Em momentos chave, como os de abertura da empresa, da expansão de filiais ou da aplicação de capitais, é normal que os números não sejam atrativos. Porém, é preciso entender que todo investimento, no início, significa um gasto. O importante é saber avaliar a persistência dos valores baixos e, caso seja necessário, aplicar alterações para tentar mudar os parâmetros.
Quem verifica de perto as mudanças no ROI consegue acompanhar, com muito mais facilidade, a performance e a evolução da empresa ao longo do tempo.
- Potencializar os lucros
A grosso modo, a regra é clara e simples: se seus investimentos geram um bom retorno, o faturamento e os lucros de sua empresa se potencializam.
O cálculo do ROI garante que os recursos disponíveis sejam usados de forma inteligente e direcionada, possibilitando lucrar sempre mais com menos.
- Tomar decisões
O ROI é um indicador de performance que serve para apoiar o empresário na gestão de metas. E isso, durante a tomada de decisões, é praticamente indispensável!
Na hora de definir ações que irão ditar os rumos da empresa, é necessário se basear em informações concretas sobre a empresa. Por mais que a intuição e o tino para os negócios seja, muitas vezes, fundamental para as decisões gerarem frutos concretos, os números aumentam (e muito) suas chances de acerto.
- Realizar um plano de ação
O ROI também é importante para auxiliar o empresário a colocar seus planos em prática, já que, afinal, ele é capaz de identificar quais são os melhores investimentos. Aplicar um planejamento e acompanhá-lo através da mensuração de resultados fornecida pelo ROI faz com que seja possível entender se tudo está correndo conforme o programado. - Medir resultados
Muitas vezes, o que não é mensurável acaba sendo descartado na gestão da empresa. Contudo, o ROI tem a peculiaridade de transformar esse cenário!
Com ele, a relação esforço x resultado se torna palpável, uma vez que todas as informações se traduzem em números que permitem verificar se os resultados foram bons ou se podem melhorar.
Portanto, se você visa o crescimento saudável de seu negócio, sempre leve em consideração as métricas e estimativas e retorno sobre investimentos. Afinal, saber onde colocar seu dinheiro é o que definirá se você está gastando ou investindo!