Dicas de ouro para avaliar fornecedores para seu negócio!
Ter bons fornecedores é algo está atrelado diretamente ao sucesso de um negócio. Quando se tem um provedor de insumos de qualidade, com prazos curtos, valores justos e produtos de qualidade, você entrega resultados melhores ao seu cliente final. E, hoje em dia, isso é um diferencial!
Assim, vamos te mostrar aqui algumas dicas de como avaliar fornecedores e escolher o melhor para seu negócio.
As vantagens de contar com um fornecedor de qualidade
Antigamente, trabalhar com a gestão de fornecedores era uma atividade de segundo plano nas empresas. No entanto, o cenário se modificou e atualmente essa é uma ação estratégica, que, quando realizada de forma coerente, influencia diretamente no faturamento e, principalmente, nos lucros de um negócio.
Essa mudança se deve principalmente pelo advento da tecnologia. Com maiores níveis de instrução e maior acesso a informações, os empreendedores começaram a perceber que, com um gerenciamento adequado dos fornecedores, pode-se obter os melhores produtos e serviços do mercado, gerando uma melhor relação de Custo x Benefício para o negócio.
Nesse cenário, a adoção do gerenciamento de fornecedores acarretou, de maneira geral, em uma série de vantagens palpáveis para as empresas, como:
– Aumento do valor agregado dos produtos, serviços e matérias-primas adquiridos;
– Importação de produtos oriundos de outros países (condição impulsionada, principalmente, pela globalização e polarização de produtos/serviços);
– Maior competitividade de preços;
– Avanços tecnológicos;
– Diminuição do ciclo de vida dos produtos, reduzindo o tempo médio de novas aquisições por parte dos clientes.
O que analisar antes de escolher um fornecedor?
Antes de decidir pelo melhor fornecedor, defina qual o tipo de negociação que você terá com ele, entendendo, principalmente, se suas compras serão em grande quantidade ou por demanda.
Para isso, a recomendação é que você verifique a infraestrutura que você tem para manter estoques e revender os produtos/serviços. Um fornecedor bom é aquele que garante insumos de qualidade, com preços atrativos e que, ao mesmo tempo, respeite os prazos de entrega, a fim garantir a segurança do empreendedor e de seu cliente final. Veja abaixo 7 fatores cruciais para te ajudar a escolher o melhor fornecedor para negócio:
- Preço
Talvez o mais básico dos fatores dessa análise, o preço influencia diretamente nos seus custos de produção. Assim, o ideal é encontrar aquele com melhor relação custo-benefício para seu negócio. Evite pagar muito caro, mas também não comprometa seu negócio pagando mais barato por algo ruim.
- Prazos
Procure optar por fornecedores que possuam prazos de pagamento e entrega adequados às necessidades de seu negócio. Toda empresa possui um ciclo econômico, operacional e financeiro que deve ser respeitado. Do contrário, sua produção será afetada e, consequentemente, suas vendas também.
- Credibilidade
A última coisa que você e seu negócio precisam é uma preocupação a mais. Por isso, dê prioridade a fornecedores vistos com bons olhos no mercado, que cumpram seus prazos e entreguem insumos de qualidade.
- Qualidade
Em lotes de produtos recebidos, é normal que algumas unidades venham com defeito. Porém, é necessário ficar atendo à quantidade dessas irregularidades. Defina um percentual mínimo de aceitação de defeitos por lote e procure um fornecedor que cumpra essa exigência à risca.
- Produção
Outro fator a ser considerado é a capacidade de produção. Certifique-se de que suas
demandas serão atendidas sempre que necessário.
Para isso, o fornecedor deve ser capaz de produzir uma quantidade de produtos suficientes para as suas necessidades e em tempo hábil para que suas operações não sejam prejudicadas. Mas, além de uma capacidade produtiva eficiente, não esqueça que os produtos devem manter um bom nível de qualidade.
- Pós-Venda
Bons fornecedores são parceiros do seu negócio. Nesse sentido, busque por aqueles com um processo qualificado de pós-venda. Mesmo após as entregas dos produtos, é importante que eles ofereçam suporte e estejam dispostos a fazer ajustes, se necessário, como repor ou trocar produtos.
- Logística
Hoje em dia, vários meios permitem que o fator geográfico seja cada vez menos necessário na hora de adquirir fornecedores. Porém, querendo ou não, as distâncias ainda têm seu impacto.
Algumas variantes, como valores de frete e prazos de entrega, devem ser levados em consideração. Embora não seja uma regra, a tendência é que fornecedores mais perto de sua empresa tenham melhores condições de entrega.
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