Guia prático: 5 dicas de como manter a saúde financeira da sua empresa.
Nos últimos anos os empreendedores têm enfrentado muitos desafios relacionados à saúde financeira das suas empresas. As incertezas econômicas atuais e os maiores esforços para manter estoques e fazer vendas são fatores que levam a desequilíbrios econômicos e que, por sua vez, podem afetar a saúde do negócio.
Sabemos que existem períodos bons e ruins para todos os nichos, porém, com algumas pequenas mudanças na rotina da sua empresa e a adequação de procedimentos corretos, é possível enfrentar crises com o conhecimento da situação real do negócio e com equilíbrio financeiro.
Separamos 5 dicas para você, que é empreendedor, implementar hoje mesmo no seu departamento financeiro e começar a ver o crescimento do seu negócio com resultados positivos!
ORGANIZAÇÃO DE FLUXOS
O primeiro passo para estruturar a saúde financeira da sua empresa é conhecer como ela funciona: com o que, onde, como e quanto gasta, onde estão as entradas, ou seja, recebimentos sobre os serviços que você oferece e como ela se organiza para pagar os custos. Essas informações são indicadas nas notas de entrada e saída, recibos e comprovantes de todas as operações que são realizadas.
O conhecimento acerca desses números é de extrema importância para dar o próximo passo e implementar ações de controle e equilíbrio financeiro que podem transformar a saúde do seu negócio.
De forma prática: registre visivelmente, em uma planilha, por exemplo, todas as informações de entrada e saída. Essa é a forma mais fácil para ter noção de como anda a saúde financeira do seu negócio.
AVALIE A SUA RECEITA
Após a compreensão do fluxo de entrada e saída que há em seu negócio, faça uma comparação entre a sua receita e as suas despesas. Entenda como você age diante dos seus custos, de onde elas surgem e se estão acima dos seus lucros. Dessa forma, é possível encontrar um equilíbrio no que é essencial ou não para o funcionamento do seu negócio.
Outro ponto importante nesta etapa é: depois da identificação das despesas que são primordiais e as que podem ser reavaliadas, trace um plano de projeção de lucros. Este é o começo da estruturação de uma reserva financeira.
QUITAÇÃO DE DÍVIDAS
As dívidas podem surgir durante fases de baixa do negócio, principalmente se não há planejamento para lidar com essas questões. Desta forma, se o seu negócio possui débitos com os fornecedores, foque na quitação das dívidas a partir da visão geral, que é a primeira etapa. Entenda a sua projeção de lucros e busque soluções para o pagamento, como parcelamentos e renegociação.
Uma empresa livre de débitos tem maior credibilidade para realizar operações que envolvem a sua expansão e crescimento.
CRIE UM FUNDO DE RESERVA
O planejamento é essencial para o sucesso de toda empresa. Períodos de poucas vendas, despesas inesperadas, compra de materiais e crises no mercado podem abalar o seu negócio a qualquer momento, mas você precisa estar preparado para isso.
Criando uma reserva, é possível tem um resguardo para enfrentar meses difíceis, onde o lucro cai e as despesas não. Desta forma, a saúde financeira do seu negócio estará preparada para lidar com qualquer situação, sem ser abalada.
O ideal para um fundo de reserva é um caixa de 6 meses a 1 ano de todas as despesas que são recorrentes, para que o seu negócio consiga sobreviver mesmo a um lucro zero.
CONSTRUA UM PLANO DE NEGÓCIOS
A saúde financeira da empresa está diretamente relacionada com a sua expansão. Todo empresário pensa em aumentar a receita da sua empresa através de mais produtos e serviços e, para um crescimento adequado, é necessário a contratação de novos funcionários e investimento em tecnologias.
Para isso, trace um plano de negócios destacando quais são, quais são os objetivos de sua empresa em 6 meses, 1 ano, 2 anos e por aí vai, e projete essas expectativas nos lucros. Desta forma, é possível imaginar um plano de expansão de forma equilibrada e sem a necessidade de contrair dívidas, contribuindo com a saúde financeira do negócio.
Gostou das dicas que a Nosso Soluções preparou para você? Qual delas você vai aplicar hoje mesmo no seu negócio?
Conheça as nossas soluções em tecnologia que podem contribuir para a organização e crescimento da sua empresa.