Os 4 tipos de devedores: Suas características e como lidar com cada um
Quem é dono, gerencia e/ou trabalha diretamente com empresas que oferecem produtos ou serviços ao público, sabe que lidar com devedores é uma realidade corriqueira no dia a dia dos negócios.
Indo desde ocasiões simples, como o esquecimento da data de vencimento, até algumas mais sérias, como a falta de dinheiro para quitar a dívida, a grande verdade é que existem inúmeros motivos que podem fazer com que alguém se torne um devedor. E, justamente por isso, também há vários perfis de inadimplentes!
Contudo, apesar de existirem variações quase infinitas de devedores, os especialistas do mercado preferem agrupar todos eles em apenas 4 categorias: Ocasionais, crônicos, negligentes e maus pagadores.
Saber identificar com qual tipo você está lidando é algo que pode ajudar bastante na hora de realizar cobranças ou entrar em acordos. Assim, vamos falar abaixo sobre as particularidades de cada um.
Devedor ocasional
É aquele que não costuma atrasar ou deixar de pagar, mas devido a problemas inesperados ou, apenas, por se esquecer da fatura, a deixou vencer. Pessoas com este perfil tendem a pagar com agilidade quando são cobradas, por isso prefira adotar uma cobrança preventiva (antes do vencimento), com avisos do tipo “sua fatura está prestes a vencer”.
Durante o ato da cobrança, opte por uma abordagem personalizada, de tom ameno e que seja adequada à situação do cliente. Lembre-se de que, muitas vezes, pode se tratar de um consumidor fiel do seu negócio, com quem você já possui boa relação e, por problemas financeiros momentâneos, atrasou o pagamento em questão.
Devedor crônico (ou viciado)
O devedor crônico, conhecido popularmente como devedor viciado, é aquele que possui má organização de suas finanças e, por isso, perde prazos com frequência e paga suas dívidas somente após a cobrança.
Porém, apesar de “desorganizado”, ele sempre acaba quitando a dívida em aberto, mesmo que essa já esteja com o valor acrescido das multas de atraso. Dessa forma, é importante que você não o confunda com um mau pagador e adote uma linha de cobrança correta para manter um relacionamento próspero com o cliente, afinal, com atrasos ou não, ele ainda gera renda para seu negócio.
Disparos de e-mail e de SMS amigáveis, lembrando da importância de pagar com antecedência para evitar multas ou, até mesmo, oferecendo descontos negociáveis no valor da fatura, são boas abordagens para conversar com este tipo de devedor.
Devedor negligente
Com um risco elevado de manter dívidas de longa data ou, até mesmo, irrecuperáveis, esse perfil é marcado pelo descontrole de suas finanças, adquirindo mais dívidas do que pode honrar.
Por acreditarem que, no futuro, terão condições de arcar com seus compromissos financeiros, muitas vezes as pessoas inseridas nesse grupo criam dívidas de maneira quase inconsciente. Assim, através de uma régua de cobrança bem definida, é importante que você acompanhe de perto as chances de pagamento desse cliente, prevendo ações gradativamente incisivas, que aumentam de peso à medida que o tempo passa e o pagamento não é efetuado.
Mau pagador
Tido por muitos como o perfil inadimplente mais difícil de lidar, o mau pagador é aquele que encara o não pagamento de um débito como algo normal, gerando, assim, maior dificuldade para estabelecer contatos e gerar diálogos que favoreçam a negociação.
Por serem pessoas muito pouco afetadas por ações de cobrança, é necessário adotar uma régua mais rígida, que comunica ao devedor, de maneira formal e, ao mesmo tempo, cordial, dos riscos e implicações legais que podem vir a o afetar caso não realize o pagamento da dívida.
Em casos de clientes maus pagadores, não hesite em tomar medidas mais drásticas, como incluir seus nomes nos birôs de crédito (negativação) ou entrar com ações judiciais para arrecadação do valor devido.
Importância do SMS em Lote e da Carta Cobrança
Cobrar um cliente não significa estragar o seu relacionamento com ele. Antes de optar por ações de cobrança mais incisivas, como as negativações, você pode prezar por uma abordagem mais amigável, amistosa e personalizada, como é o caso do SMS em Lote e da Carta Cobrança!
Através de ambos, você pode de maneira simples e descontraída, relembrar ou informar o devedor sobre a situação em aberto. Além disso, podem ser combinadas, fazendo com que sua mensagem chegue a vários clientes com um só disparo, mas sem perder sua personalização.
Porém, caso essa alternativa não funcione, você sempre pode recorrer à Negativação Serasa Experian. Com ela, o nome do devedor fica “sujo” aos olhares de instituições financeiras e isso fará com que ele tenha dificuldades para obter créditos e financiamentos, por exemplo. Isso serve como uma excelente estratégia para reverter a inadimplência, pois somente através do pagamento da dívida seu nome será retirado dos bancos de negativação.