Posicionamento digital: como prosperar o seu negócio com ajuda da internet.
Uma ótima estratégia de vendas e captação de novos clientes são os anúncios online, de forma paga e orgânica, e a construção do posicionamento, seja por meio de um site ou redes sociais. Cada vez mais as empresas estão adotando esses métodos para expandir as suas vendas e, hoje em dia, muitos negócios têm surgido de forma digital.
De acordo com dados coletados, durante a pandemia do coronavírus, no ano de 2020, os negócios que passaram a ter um posicionamento online, seja para vendas ou até mesmo para divulgação de marca, tiveram um crescimento entre 20% e 54%. E cerca de 72% das empresas que sugiram neste período já nasceram no digital, aponta a pesquisa do Diário do Comércio.
Confira as principais estratégias que você precisa conhecer e os passos que devem ser seguidos para construir a sua autoridade online e expandir a sua empresa.
POSICIONAMENTO E MARCA
Ter uma marca forte requer uma construção prévia, que está envolvida com autoridade e o posicionamento. Esses atributos devem ser estabelecidos de acordo com o público-alvo, os principais produtos ou serviços, o que diferencia a sua marca de outras e a transformação que as soluções de sua empresa causaram na vida dos clientes. Todos esses tópicos são importantes também para uma atuação offline, mas são essenciais para o crescimento de sua empresa no digital.
Esses pontos estratégicos são importantes para definir meios de alcançar o seu público correto e, como através dos anúncios o potencial de clientes se torna imenso, a definição desses atributos é essencial para gerar um resultado expressivo com o marketing em meio digital.
Por isso, defina os pontos citados acima para o seu negócio como primeiro passo para anunciar online e se posicionar, com o objetivo de alcançar mais clientes e a expansão do negócio.
COMO EXECUTAR
Colocar em prática a definição dos atributos do seu negócio significa criar estratégias para levar isso ao público correto, ou seja, aquele que irá consumir o seu produto ou serviço.
O primeiro passo é ter os dados e iniciar um estudo de mercado, focado na sua região de atendimento. Esse estudo irá trazer dados como: gênero, idade, localização e tipo de interesse, no caso de haver mais de um produto.
Com os dados do seu público-alvo, é hora de criar uma comunicação voltada para atraí-lo. A criação de textos que comuniquem exatamente o que o seu futuro cliente procura dentro dos produtos e serviços que você oferece irá chamar atenção para que ele conheça o seu negócio e tenha interesse na compra.
Além da comunicação assertiva, é importante oferecer vantagens como descontos ou outras estratégias que atraiam o cliente e torne você mais interessante que o seu concorrente. Brindes, vantagens, dinheiro de volta (cashback) são algum dos exemplos que têm sido usados hoje no mercado.
QUAL A MELHOR FORMA DE EXECUÇÃO
As etapas que citamos podem ser feitas por você mesmo, aprendendo também sobre a parte ferramental (saber configurar essas informações na plataforma de anúncios ou criar textos para as redes sociais com o impacto na comunicação).
Porém, o melhor caminho para atingir o sucesso de forma mais rápida e assertiva é procurar empresas e profissionais especializados nesse tipo de estratégia para oferecer uma consultoria ao seu negócio.
Com a visão de um profissional especializado, as estratégias podem ser mais objetivas desde a primeira tentativa, sendo aplicadas de acordo com métodos já testados no seu nicho de mercado.
QUAIS SÃO AS FERRAMENTAS E COMO USAR
Mesmo que seja recomendada a ajuda de um profissional para desenhar a estratégia certa para o seu negócio, existem algumas ferramentas ao nosso alcance que são usadas no dia a dia e que podem se aplicar ao seu negócio.
WhatsApp: o perfil dos clientes tem mudado ao longo dos anos e essa ferramenta é uma das mais usadas atualmente, tanto para conversas entre pessoas e, de forma crescente, para vendas online ou comunicação com clientes de lojas físicas. Tirar uma dúvida, solicitar uma entrega, ver um produto com detalhes, conversar com o vendedor… são ações que os clientes buscam neste aplicativo.
Instagram: a rede social está repleta de lojas e tem ótimas ferramentas, como os stories, reels, carrosséis, entre outras, para que você apresente o seu produto de forma detalhada e crie uma conexão direta com o cliente..
Facebook: a plataforma ainda tem o seu valor e se tornou uma rede social de uma faixa etária mais elevada. Se o seu produto atinge adultos mais maduros, essa é uma plataforma poderosa para ter uma página do seu negócio e anunciar o seu produto/serviço.
Gostou das dicas que a Nosso Soluções preparou para você? Lembre-se que é muito importante ter a sua presença online para alcançar mais clientes para o seu negócio.
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