LGPD: Como adequar a sua empresa e se beneficiar da era das informações abertas.
O modo como as informações das pessoas e das empresas são compartilhadas tem mudado nos últimos anos. Essa é uma questão atual e que precisa estar em pauta dentro do seu negócio, principalmente por já existir no Brasil a lei que versa sobre a LGPD (Lei de Proteção de Dados), criada 2018 e em vigor desde 2021.
Em 2015 na Europa, iniciou-se o projeto do Open Banking, que consistia no compartilhamento de informações de clientes entre bancos e uma maior liberdade para escolher sua instituição financeira, sendo um benefício para o usuário do sistema bancário. Esse foi um primeiro marco quando se tratou de compartilhamento de informações. O movimento se expandiu pelo mundo, chegou ao Brasil e tem deixado o seu legado.
OPEN BANKING
Iniciado na Europa, o movimento veio para o Brasil incialmente como um debate para a sua adequação e desenho ao sistema financeiro brasileiro. Ele está em vigor no Brasil desde 13 de agosto de 2021.
O sistema consiste na liberdade de informações entre bancos e instituições financeiras, não mais pertencendo a elas, e sim ao cliente, que terá o direito de levar para onde quiser as suas informações pessoais e aproveitar produtos e serviços que sejam mais interessantes para a sua realidade.
A sua empresa pode se beneficiar desse novo sistema e escolher créditos e vantagens que as instituições oferecem. Assim, busque a que melhor se adequa ao seu negócio, no aspecto de taxas prazos e vantagens, e leve as suas informações para abrir uma conta e desfrutar desses serviços.
LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
Assim como aconteceu na Europa e anterior ao surgimento do compartilhamento de informações, leis e regulamentações precisaram ser criadas para viabilizar a nova forma de lidar com dados de pessoas e empresas.
A GDPR foi a lei europeia que inspirou a criação da LGPD e ela não versa apenas sobre dados bancários ou a questão do open banking, mas sim sobre todas as informações que podem ser compartilhadas e devem ser protegidas para seu adequado uso.
O risco de uma não regulamentação quando se fala de dados é o poder das empresas sob as informações pessoais para desenvolver produtos ou serviços. Tendo um perfil de clientes definido, a prática não adequada de mercado pode acontecer, influenciando a decisão de compra dos consumidores em posse dos seus dados pessoais. Por isso, faz-se importante a regulamentação.
A validade da lei não é apenas para grandes empresas como bancos e organizações financeiras, mas sim para todas. Isso porque o uso de dados se estende a todos, e a proteção deles deve ser de forma global.
COMO SE ADEQUAR A LGPD
Mesmo que a sua empresa seja pequena, ela deve seguir diretrizes de adaptação à LGPD para a proteção dos dados de todos os cidadãos. Confira alguns passos que podem ser seguidos para introduzir o cumprimento da proteção de dados no seu negócio.
– Mapeie o fluxo de dados da sua empresa: entenda os processos, de que forma você produz informações e como elas são armazenadas.
– Consentimento e embasamento legal: se você solicita dados dos seus clientes como informações pessoais, tenha um termo de consentimento de quem os fornece para que, em caso de prova, você esteja embasado legalmente.
– Tenha um sistema de informações estruturado: de acordo com a LGPD, quando o produtor e detentor dos dados solicita a sua exclusão, ela deve ser feita imediatamente. Desta forma, conte com sistemas eficientes e capazes de armazenar e disponibilizar informações de forma segura e eficiente para cumprir as diretrizes da lei.
Assim, é possível começar a adequar-se à LGPD de maneira eficiente, para que sua empresa se aperfeiçoe de acordo com o nível de informações necessárias em sua operação, sendo possível tratar os dados e eliminá-los quando houver necessidade.
Na era do compartilhamento de informações, é importante estar atento às mudanças para beneficiar-se, nas questões de abertura de mercado que elas influenciam.
Esteja atento, como empresário, para seguir essas adequações e ao mesmo tempo, aproveitar os efeitos positivos que elas causam. No blog da Nosso Soluções você sempre estará por dentro de assuntos relevantes para o seu negócio.