Inadimplência e saúde financeira
Como solucionar o problema de inadimplência na sua empresa.
Para as empresas que oferecem produtos ou serviços, a questão da inadimplência por parte dos clientes é um fator que pode influenciar no colapso financeiro. E esse é um problema mais comum do que se imagina, pois mesmo com os diversos meios possíveis de cobrança, alguns clientes preferem assumir a dívida ao invés de pagar corretamente pelo contratado.
A grande questão hoje é: como ter uma solução efetiva de cobrança por meios legais para que esse índice de inadimplência diminua? Conheça a Carta Cobrança da Nosso Soluções e todas as vantagens que ela oferece para que seja possível entrar em acordo com os seus clientes devedores e ter a restituição de valores de maneira descomplicada.
A QUESTÃO DA INADIMPLÊNCIA
De acordo com pesquisas do “Mapa da Inadimplência”, elas apontam que mais de 62 milhões de brasileiros estão com alguma dívida registrada em seu nome. Esse dado significa que quase 40% da população adulta brasileira está comprometida com débitos.
Desta forma, para os empresários, o problema é comum e atinge a maioria das empresas. A questão da pandemia e os impactos econômicos fizeram esse número aumentar no último ano e, por parte das pessoas que acabam caindo em dívidas, há fatores relacionados com a falta de conhecimento na área de educação e planejamento financeiro.
Quer conhecer mais detalhes sobre esta ferramenta? Então, continue a leitura e saiba tudo o que precisa para acabar com essa realidade no seu negócio.
UMA NOVA ABORDAGEM
Com certeza você já recebeu repetidas ligações com DDDs de fora da sua região para cobranças que até mesmo não eram em seu nome. Essa é a principal abordagem das empresas hoje, que é uma estratégia falha. Muitas vezes, os números a serem cobrados não correspondem a pessoa devedora e as repetidas ligações podem até mesmo ocasionar processos judiciais, mesmo a cobrança sendo feita à pessoa correta do débito.
Esse tipo de abordagem costuma ser invasiva, mesmo que seja um meio direto de contato com o inadimplente. Além disso, existem muitas questões envolvidas com a inadimplência que podem ser solucionadas com acordos e outros tipos de cobrança mais cordiais. Essa é a nossa proposta com a ferramenta da Carta Cobrança.
COMO FUNCIONA A CARTA COBRANÇA
A partir de uma mensagem personalizada, você pode enviar uma cobrança para o seu cliente devedor por: e-mail, WhatsApp, aplicativos de mensagens e por meio físico, através dos correios.
O serviço é simples e fácil de usar: através de uma mensagem contendo informações do contrato com o devedor, você envia a carta diretamente para os indivíduos envolvidos, de forma amigável. É possível propor soluções de pagamento ou até mesmo lembrar do pagamento próximo, evitando, assim, a inadimplência deste.
Além disso, a Carta Cobrança é a ferramenta ideal para manter um bom relacionamento com os seus clientes! Como já abordamos, uma inadimplência pode surgir por diferentes razões. Um exemplo clássico é a falta de recursos do cliente para quitar a dívida quando ela vence, precisando, assim, de mais alguns dias para arcar com o ônus dos juros.
Ao evitar cobranças agressivas e que podem abalar a sua relação com ele, você possibilita que essa pessoa volte a fazer bons negócios no futuro.
Além disso, a ferramenta pode ser usada de forma rotineira, até mesmo para aqueles clientes que não estão em dívidas com seu negócio. Se o seu contrato prevê um grande prazo para pagamento ou está próximo à data de vencimento e ainda não foi quitado, essa é uma forma cordial e eficiente de lembrar ao seu cliente dos seus compromissos com a sua empresa.
De acordo com instituições especializadas no assunto, como o SPC e a Serasa Experian, essa é uma forma eficiente de estimular o pagamento! Dados apontam que cerca de metade das pessoas que tem abordagens amigáveis quitam os seus débitos a partir delas.
A funcionalidade pode ser usada em diversos setores, como bares, restaurantes, academias, imobiliárias, postos de combustível, oficinas e lojas em um geral.
Se interessou pela Carta Cobrança da Nosso Soluções?